Cirurgia Marcada

2ª Consulta

Ansiedade sem fim, estava sonhando todos os dias com a cirurgia, nos meus sonhos a prótese era sempre menor do que eu esperava. Mas sonhos a parte, fui ao médico levar os exames, enquanto ele verificava, fiz várias perguntas, mais não o suficiente, ainda tenho dúvidas.
Com os exames estava tudo certo, meu único receio era em relação ao exame cardiológico, por problemas no passado, porém estava tudo normal.
Anotei um monte de perguntas para fazer ao médico, na hora nem lembrei de pegar as anotações. Algumas perguntas que lembrei de fazer obtive as seguintes respostas:

Qual será a anestesia?  Peridural com sedação
Suspender algum medicamento? Os remédios que tomo para emagrecer têm que cessar o uso, pelo menos 30 dias, o anticoncepcional continuar usando normalmente.
Em relação à Trombose: O médico me explicou que o hospital tem uma bota que fica massageando as pernas para a circulação do sangue, e quando for para casa ele passara umas injeções para prevenção. É muito importante seguir as recomendações do médico, esse assunto é bem sério.

Encontrei na internet essas informações:

Em procedimentos  prolongados a manipulação dos membros inferiores e a deambulação precoce são muito importantes. (Fig. 1) Quando o grau de risco é maior é importante o uso de compressão pneumática intermitente (Fig. 2), desde o início da anestesia até a recuperação e início da deambulação, seguindo o aparelho com o paciente para o leito de internação.
O uso de meias elásticas com pressão graduada é recomendado nos pacientes com história prévia de insuficiência venosa ou de fenômenos tromboembólicos. Estas meias são largamente usadas em Cirurgia geral, Neurocirurgia  e em pacientes internados em Terapia Intensiva. (Fig. 3) O seu uso deve ser prolongado por alguns dias,  principalmente quando a cirurgia envolve membros inferiores, como no caso das lipoaspirações e implantes de próteses.  .


Fig. 2 – Utilização de aparelho de compressão pneumática nos membros inferiores.


Fig. 1 - Flexão de pé durante ato cirúrgico para ativar musculatura da panturrilha em casos em que não é possível uso de aparelhos.

Fig.3 – Meia elástica com graduação de pressão                                                                             
As medidas farmacológicas incluem as medicações mais freqüentemente indicadas na profilaxia da TVP. Entretanto é controverso o seu uso pela falta de dados objetivos sobre alterações de sangramento durante e após o ato operatório e é importante citar que não há nenhum relato científico sobre as possíveis conseqüências na cirurgia plástica. Torna-se importante utilizar todos os meios  não farmacológicos de prevenção que forem acessíveis, em especial  nos casos de risco moderado, na tentativa de evitar o uso de anticoagulantes, isto  até que esteja metodizado o seu uso.



Em relação ao tamanho das próteses ainda tenho duvida, o médico indicou 325ml, porém no dia da cirurgia ele terá um tamanho menor 300ml, e outra maior 350ml.
Pra falar a verdade eu prefiro 350ml, acho que o colo fica mais bonito, contudo, o médico sabe o que faz, espero que nosso gosto seja parecido.

Ao final da consulta ainda tinha dúvidas, sem problemas, tem mais uma consulta antes da cirurgia.


Não estou mais ansiosa, nem nervosa, o médico é muito atencioso e passa bastante confiança, um doce de pessoa.

Minha cirurgia ficou marcada para o dia 03 de Fevereiro, então nada de torrar no sol para não prejudicar a cicatrização, não gosto muito de sol mesmo, o único problema é que vou para Bahia, vai ser difícil não ficar mais coradinha, claro sem excessos.

Próxima Consulta será dias antes da cirurgia, irei comprar as cintas e tudo mais que precisar, tirar algumas dúvidas que ainda restaram, e depois é só esperar pra ficar mais turbinada e lipada....só alegria.

4 comentários:

  1. qual o nome do seu médico?

    ResponderExcluir
  2. olá! gostaria de saber o nome do seu médico, pois pretendo fazer minha cirurgia no meado do ano que vem e procuro um bom profissional. e qual valor que ele cobrou porque é o mesmo procedimento que pretendo fazer lipo e silicone.
    obrigada. sou de vitoria-es.

    ResponderExcluir
  3. Em relação á valores cada caso é um caso, tem que ser conversado com o médico, e o nome dele eu passo por e-mail.
    O nome dele só será divulgado no meu blog após a cirurgia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Faby.
    Que Deus te proteja durante a cirurgia. Fiz a minha em 03/01/2012 e sei como é passar por isso. Vou torcer por você. Beijos!
    Colega Jornalista

    ResponderExcluir