sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Mamoplastia

Mamoplastia

mamoplastia_intro
A Mamoplastia é uma cirurgia na qual modificamos o formato da mama, de modo a torná-lo mais harmonioso com o restante do corpo. Existem basicamente 3 tipos de mamoplastia:
1. Mamoplastia Redutora: é um procedimento indicado para as mulheres que sentem que seus seios são muito grandes e pretendem que sejam reduzidos em tamanho.
 
2. Mastopexia, lifting ou elevação da mama: é uma técnica que pretende a modificação da posição da mama, e pode ser realizada isoladamente ou associado com as outras técnicas, pricipalmente com inclusão de próteses de silicone. Um outro motivo para a utilização destas técnicas é a correção de assimetria entre as duas mamas.
3. Mamoplastia de Aumento: é a cirurgia de inclusão de próteses mamárias, sem modificação da posição da mama. Ver tópico sobre Prótese Mamária.
 
Os problemas estéticos com as mamas podem seguir tendências genéticas, ou serem adquiridos pelo processo de envelhecimento ou seguindo gestações.
A estética da mama responde a costumes étnicos, sociais e culturais. Há não muitos anos, no Brasil as mulheres solicitavam a diminuição do volume do seio, quando a aspiração do inconsciente coletivo estético era o de mamas com pequenas proporções, seguindo a cultura francesa. Já nesta mesma época nos EUA, a aspiração era por mamas de grande volume, algumas de sensualidade até duvidosa, que pareciam mesmo anormalidades, dado seu gigantismo. Nos anos recentes, se observou uma rápida e marcante diferença no Brasil, quando as mulheres começaram a solicitar aumento da mamas, não nas proporções americanas, mas em volumes inimagináveis na década anterior. O que era defeito passou a ser aspiração. Entretanto existem mulheres que estão satisfeitas com o volume de suas mamas e querem apenas que a ptose (queda) seja corrigida. Outras mulheres têm mamas muito grandes e desproporcionais, levando em alguns casos a sentirem até dores devido ao peso na mama nestes casos a mamoplastia redutora tem indicação. Mesmo mulheres que não chegam a ter dor, podem solicitar diminuição do tamanho da mama se assim se sentirem melhor.
 
É preciso ter muito cuidado, prevendo a sazonalidade da moda, que muda rapidamente segundo a velocidade do processo de globalização do planeta.
Com o passar dos anos, fatores tal como gravidez, amamentação, e a força de gravidade criam um custo para a forma dos seios da mulher. Enquanto a pele perde sua elasticidade, os seios freqüentemente perdem sua forma e firmeza e começam a cair. O lifting do seio ou mastopexia é um procedimento cirúrgico para levantar os seios e recuperar sua forma. Nenhuma cirurgia pode permanentemente controlar os efeitos da gravidade, mas por muito tempo pode manter os resultados. Associando o procedimento ao uso de próteses, os resultados podem ser mantidos por mais tempo. A Mastopexia pode também reduzir o tamanho da aréola, a pele mais escura que cerca o mamilo. Se os seios são pequenos ou perdeu volume, por exemplo, depois da gravidez, o implante de silicone inserido em conjunção com o lifting / mastopexia pode aumentar ambos, a firmeza e o tamanho dos seios.
 
Os resultados melhores normalmente são alcançados em mulheres com seios pequenos com pouca queda. Os seios de qualquer tamanho podem ser levantados, mas os resultados duram mais em seios pequenos, porque pesam menos e sentem menos os efeitos da gravidade.
 
 
FICHA RESUMIDA
 
Nome técnico: Mamoplastia Redutora, Mastopexia e Lifting de Mamas .
Idade recomendada: a partir dos 16 anos.
Anestesia: local com sedação, peridural ou geral.
Duração da cirurgia: entre 2 e 4 horas.
Permanência na clínica ou hospital: entre 4 horas e 1 dia.
Cicatriz: ao redor da aréola e, na parte inferior da mama, em formato de T invertido, L ou I.
Pré-operatório: Exames de laboratórios + Exames radiológicos (Ultrasom e/ou Mamografia, Raio X), + Avaliação ginecológica ou mastológica se necessário + Avaliação cardiológica se necessário + Eletrocardiograma + Arquivo fotográfico
Pós-operatório: uso de soutien próprio durante 2 meses.
Tempo de recuperação: entre 15 e 30 dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário