sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Lipoaspiração/Lipoescultura

Lipoaspiração/Lipoescultura

Introduo-cropUm corpo escultural é o anseio das mulheres ocidentais, e cada vez mais dos homens também, quer por uma maior exposição física ou pela maior exigência do padrão estético atual. A lipoescultura se propõe a “esculpir” corpos através da retirada de gordura onde há excessos e preenchimento onde houver depressões, com minúsculas cicatrizes na pele, produzindo assim os contornos desejáveis.
Há um verdadeiro remodelamento do corpo em que, muitas das vezes, pode ocorrer uma completa modificação da silhueta corporal.

Existe uma certa confusão entre os termos: LIPOASPIRAÇÃO e LIPOESCULTURA. Geralmente são conceituais e pode-se dizer que trata-se de mesma conduta.
 
lipoaspiração é  o recurso utilizado para a confecção da lipoescultura. Na primeira, realiza-se apenas a retirada de gordura, através do uso de cânulas apropriadas.
Na lipoescultura, além da retirada da gordura (feita da mesma maneira), utiliza-se a gordura retirada para "enxertos" em áreas onde falta preenchimento. Ambas tem a mesma finalidade: a melhora do contorno corporal.
 
A lipoaspiração mais requisitada e a que produz os resultados mais visíveis, sem dúvida, é a que elimina a gordura localizada no abdome, na cintura e nos flancos (pneuzinhos laterais), responsável pela perda do perfil corporal. Porém, teoricamente, toda região com acúmulo acima do limite normal pode ser lipoaspirada.
 
Devemos estar atentos porém a alguns fatores como qualidade da pele do local a ser aspirado. Esta qualidade é determinada por diversos fatores, como idade do paciente, sexo, cor, grandes emagrecimentos, gestação prévia, região do corpo, entre outros.
 
comeo_da_introduoO resultado da retirada de gordura pela lipoaspiração, em uma região ou paciente com flacidez de moderada a acentuada, pode ser desastroso. Por esse fato, a lipoaspiração deve ser muito bem indicada, e o paciente avaliado minunciosamente.
 
A lipoaspiração é  perfeitamente indicada para pessoas de ambos os sexos, que já fizeram diversas tentativas para perder essas gorduras por meio de dietas e exercícios físicos específicos, sem sucesso. Aliás, é comum receber no consultório, esportistas e pessoas com rotina de academias de ginástica para tirar, com uma lipo, as gordurinhas que não cedem ou para afinar a linha da cintura.
 
É bom lembrar que lipoaspiração não resolve problemas de estrias ou de cicatrizes na pele.
 
 
 
 
ficha_resumida-cropFICHA RESUMIDA
 
 
Nome técnico: Lipoaspiração e Lipoescultura.
Partes do corpo:
culote, quadril, ventre, interior de coxas, interior de joelhos, braço, queixo, entre outras regiões do corpo.
Idade recomendada:
após a adolescência, quando cessar o crescimento.
Anestesia:
local, raquidiana, peridural ou geral.
Duração da cirurgia:
varia de acordo com os locais a serem lipoaspirados.
Permanência no hospital:
entre 4 h à 1 dia.
Cicatriz:
pequenos cortes com cerca de ½ cm de extensão.
Pré-operatório:
Exames de laboratórios + Exames radiológicos (Raio X, ultra-som de abdome), + Avaliação cardiológica se necessário + Eletrocardiograma + Arquivo fotográfico.
Pós-operatório:
O uso de cintas e espumas modeladoras no pós operatório ajuda a moldar o resultado.
Tempo de recuperação:
Retorno aos exercícios físicos leves em 30 dias. Mas tudo depende da região em que foi realizada a lipoaspiração.

Abdominoplastia

Abdominoplastia

4O abdome é uma região do organismo que acumula gordura facilmente. Na mulher, a gravidez provoca uma distensão dos tecidos e separação dos músculos abdominais, aumentando a deformidade.
A parede abdominal é constituída basicamente por três elementos: a pele, o tecido subcutâneo com o tecido gorduroso e os músculos abdominais. Alterações em qualquer um destes elementos isoladamente ou em associação determina o grau de deformidade do abdome, necessitando portanto de um tratamento específico.
A abdominoplastia é o método indicado para mulheres que já gestaram uma ou mais vezes, e homens e mulheres que apresentaram emagrecimento maciço seja por controle nutricional ou após a cirurgia bariátrica (redução do estômago). Faz-se a ressecção do excesso de pele e gordura e também o reposicionamento da musculatura abdominal para definição da cintura.
Na cirurgia plástica de abdome é retirada a pele em conjunto com a gordura excedente da parte inferior do abdome com tamanho de cicatriz variável de acordo com a quantidade de pele excedente nas laterais, mas que descreve um semicírculo de concavidade superior, de modo a ser possível a colocação de um traje de banho.
A musculatura na região central do abdome é aproximada em toda sua extensão no sentido vertical, que se traduz devolvendo o contorno da cintura e o tônus abdominal perdidos por ganho excessivo de peso, gravidez, etc. Paralelamente, traciona-se a pele desta região para a parte central do abdome, podendo-se finalizar com lipoaspiração pequena na lateral do abdome como “acabamento” da cirurgia, dando um resultado, no mais das vezes, extremamente gratificante.

FICHA RESUMIDA5
Nome técnico: Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal
Idade recomendada: quando já se decidiu não ter filhos.
Anestesia: raquidiana, peridural ou geral.

Duração da cirurgia: entre 2 e 3 horas.
Permanência no hospital: 1 dia.
Cicatriz: acima dos pelos pubianos

Pré-operatório: Exames de laboratórios + Exames radiológicos (Raio X, Ultrasom de abdome) + Avaliação cardiológica se necessário + Eletrocardiograma + Arquivo fotográfico.
Pós-operatório: cinta por 2 meses.
Tempo de recuperação: 2 a 4 semanas.
Dica: Evitar expor a cicatriz ao sol por 3 meses.

Mamoplastia

Mamoplastia

mamoplastia_intro
A Mamoplastia é uma cirurgia na qual modificamos o formato da mama, de modo a torná-lo mais harmonioso com o restante do corpo. Existem basicamente 3 tipos de mamoplastia:
1. Mamoplastia Redutora: é um procedimento indicado para as mulheres que sentem que seus seios são muito grandes e pretendem que sejam reduzidos em tamanho.
 
2. Mastopexia, lifting ou elevação da mama: é uma técnica que pretende a modificação da posição da mama, e pode ser realizada isoladamente ou associado com as outras técnicas, pricipalmente com inclusão de próteses de silicone. Um outro motivo para a utilização destas técnicas é a correção de assimetria entre as duas mamas.
3. Mamoplastia de Aumento: é a cirurgia de inclusão de próteses mamárias, sem modificação da posição da mama. Ver tópico sobre Prótese Mamária.
 
Os problemas estéticos com as mamas podem seguir tendências genéticas, ou serem adquiridos pelo processo de envelhecimento ou seguindo gestações.
A estética da mama responde a costumes étnicos, sociais e culturais. Há não muitos anos, no Brasil as mulheres solicitavam a diminuição do volume do seio, quando a aspiração do inconsciente coletivo estético era o de mamas com pequenas proporções, seguindo a cultura francesa. Já nesta mesma época nos EUA, a aspiração era por mamas de grande volume, algumas de sensualidade até duvidosa, que pareciam mesmo anormalidades, dado seu gigantismo. Nos anos recentes, se observou uma rápida e marcante diferença no Brasil, quando as mulheres começaram a solicitar aumento da mamas, não nas proporções americanas, mas em volumes inimagináveis na década anterior. O que era defeito passou a ser aspiração. Entretanto existem mulheres que estão satisfeitas com o volume de suas mamas e querem apenas que a ptose (queda) seja corrigida. Outras mulheres têm mamas muito grandes e desproporcionais, levando em alguns casos a sentirem até dores devido ao peso na mama nestes casos a mamoplastia redutora tem indicação. Mesmo mulheres que não chegam a ter dor, podem solicitar diminuição do tamanho da mama se assim se sentirem melhor.
 
É preciso ter muito cuidado, prevendo a sazonalidade da moda, que muda rapidamente segundo a velocidade do processo de globalização do planeta.
Com o passar dos anos, fatores tal como gravidez, amamentação, e a força de gravidade criam um custo para a forma dos seios da mulher. Enquanto a pele perde sua elasticidade, os seios freqüentemente perdem sua forma e firmeza e começam a cair. O lifting do seio ou mastopexia é um procedimento cirúrgico para levantar os seios e recuperar sua forma. Nenhuma cirurgia pode permanentemente controlar os efeitos da gravidade, mas por muito tempo pode manter os resultados. Associando o procedimento ao uso de próteses, os resultados podem ser mantidos por mais tempo. A Mastopexia pode também reduzir o tamanho da aréola, a pele mais escura que cerca o mamilo. Se os seios são pequenos ou perdeu volume, por exemplo, depois da gravidez, o implante de silicone inserido em conjunção com o lifting / mastopexia pode aumentar ambos, a firmeza e o tamanho dos seios.
 
Os resultados melhores normalmente são alcançados em mulheres com seios pequenos com pouca queda. Os seios de qualquer tamanho podem ser levantados, mas os resultados duram mais em seios pequenos, porque pesam menos e sentem menos os efeitos da gravidade.
 
 
FICHA RESUMIDA
 
Nome técnico: Mamoplastia Redutora, Mastopexia e Lifting de Mamas .
Idade recomendada: a partir dos 16 anos.
Anestesia: local com sedação, peridural ou geral.
Duração da cirurgia: entre 2 e 4 horas.
Permanência na clínica ou hospital: entre 4 horas e 1 dia.
Cicatriz: ao redor da aréola e, na parte inferior da mama, em formato de T invertido, L ou I.
Pré-operatório: Exames de laboratórios + Exames radiológicos (Ultrasom e/ou Mamografia, Raio X), + Avaliação ginecológica ou mastológica se necessário + Avaliação cardiológica se necessário + Eletrocardiograma + Arquivo fotográfico
Pós-operatório: uso de soutien próprio durante 2 meses.
Tempo de recuperação: entre 15 e 30 dias.


Tipos de Prótese de Silicone

Prótese Mamária - Tipos de Próteses

fig_mamario_pitanguyExistem diversos tipos de próteses de silicone disponíveis, variando em termos de tamanho, textura, forma, perfil, marcas, etc... Nesse tópico iremos discutir sobre os diversos tipos de prótese de mama de silicone e, como a correta escolha do tipo ideal de prótese mamaria de silicone para cada caso é importante para obtenção de um resultado final estético adequado para a paciente. Para melhor entendimento, iremos discutir cada parâmetro em separado:
Tipos de Perfil
Tipos de Superfície
Tipos de Preenchedor
  
TIPOS DE PERFIL
O perfil de uma prótese consiste basicamente no seu formato, sendo sete os tipos existentes:
  • Baixo: esses tipos de proteses de silicone possuem uma base mais larga e são mais baixas, sendo, portanto mais indicadas quando se desejam uma maior projeção do colo mamário e pouca projeção para frente. São pouco utilizadas na prática.
  • Moderado: apresentam maior projeção do que as próteses de perfil baixo, tendo uma base um pouco menor.
  • Moderado Plus: constituem um meio termo entre as próteses de perfil moderado e as de perfil alto. 
  • Alto: essas proteses de silicone possuem uma base menor e são mais altas, sendo portanto melhor indicadas quando se deseja maior projeção dos seios para frente sem tanta necessidade de preenchimento do colo mamário. As proteses de silicone de perfil alto são as mais requisitadas pela maioria das pacientes.
  • Super Alto: esse tipo de perfil privilegia ainda mais a projeção da mama. Sua indicação é restrita à alguns caso
Obs: considerando as próteses de perfil baixo, moderado, moderado plus, alto e super alto, quanto mais alta a prótese, maior é a projeção que esta prótese proporcionará, e menor será sua largura.

Ainda com relação ao perfil, existem outros dois tipos especiais:
  • Cônica: esta prótese é mais indicada para pacientes que tem o tórax muito estreito, porque é a que possui menor base. Porém, sua indicação é muito rara, porque pode deixar as mamas muito pontudas.
  • Natural (Anatômico ou “em gota”): essas próteses de silicone têm um perfil “em gota” e são indicadas para aquelas pacientes que têm mamas com formas e contornos estéticos e se deseja um aumento proporcional das mesmas. Porém, proporciona uma projeção do colo menor que as próteses de silicone de perfil alto. Outra grande desvantagem é o fato destas próteses poderem girar, gerando assimetrias, o que ocorre muito dificilmente com as próteses redondas.
Duas próteses de silicone podem ter o mesmo tamanho (volume), mas podem ter perfis diferentes. Isto é muito importante, porque freqüentemente as pacientes têm como referência uma amiga ou conhecida que colocou determinado volume, e desconhecem o fato de haver uma diferença no que se refere ao perfil e à marca da prótese.
Para que você tenha uma noção melhor, basta imaginar uma lata de atum e uma lata de cerveja. Ambas possuem 300ml, porem uma é mais alta e estreita enquanto a outra é mais baixa e larga.

 perfilffperfis7







perfil5                       perfil_proteses

TIPOS DE SUPERFÍCIE
Antes de começarmos a discutir sobre os diversos tipos de superfícies existentes nas próteses de silicone, é importante que se entenda o porque da existência das superfícies diferentes nas próteses de silicone. Devido a uma reação natural do corpo humano, uma cápsula fibrosa é formada ao redor de corpos estranhos, inclusive implantes de prótese de silicone. Essa cápsula fibrosa pode ficar dura e contrair o implante.
Essa reação de contratura exagerada da cápsula pode deformar o implante mamário de silicone alterando a forma da mama. Chamamos essa complicação de contratura capsular. Os tipos de superfícies das próteses mamárias de silicone foram sendo alterados na medida em que se tentava uma solução para a contratura capsular. O índice de ocorrência de contratura capsular está relacionado entre outros, à superfície dos implantes de silicone.
As primeiras próteses de mama de silicone fabricadas tinham a superfície lisa, que possuem o maior índice de contratura capsular. A partir de meados dos anos setenta surgiram as próteses de mama revestidas de espuma de poliuretano. E, finalmente, na década de 80 surgiram os implantes de prótese de silicone texturizados com o próprio silicone. Atualmente, na maioria dos casos se utiliza as próteses de silicone texturizadas.
Os tipos de superfícies existentes são:
  • Implante liso: possui o maior índice de contratura capsular (5 a 6%), não sendo mais utilizado.
  • Implante texturizado com silicone: possui superfície de silicone com micro-rugosidades visando “quebrar” a formação da cápsula. Apresenta índices menores de contratura capsular do que as proteses de silicone lisas (2 a 3%). São as proteses de silicone mais utilizadas nas cirurgias de mama.
  • Implante texturizado com espuma de poliuretano: possui sua superfície revestida com espuma de poliuretano. Apresenta os menores índices de contratura capsular (0,5%) entre as proteses de mama de silicone existentes, porém é mais sensível à palpação e possui maiores chances de dobras. Utilizada geralmente após contratura capsular intensa com prótese de silicone texturizada.
 protese-de-mama-lisa1

 PRTESE2

 poli2

TIPOS DE PREENCHEDOR
As próteses de mama podem estar preenchidas com:
- Solução salina
Colocam-se as próteses vazias (apenas os invólucros) e depois, com uma seringa e soro fisiológico vai se preenchendo a prótese até se chegar ao tamanho de mama desejado. Utilizada mais nos EUA e Canadá, pois nesses países até pouco tempo ainda era proibido o uso de silicone gel.
Existem modelos que são totalmente preenchidas com solução salina, e outros modelos que já são parcialmente preenchidos com gel de silicone, em diferentes proporções (25, 50 ou 75%).
Possui o inconveniente de se notar esse líquido quando em movimento, ser mais dura e artificial ao toque e possuir o risco de vazamento da solução salina.
- Gel de silicone
É o preenchimento de prótese mamaria mais utilizado em todo mundo.
As próteses de mama mais modernas, utilizam gel de silicone coesivo e não mais liquido. Sendo assim, mesmo que ocorra uma ruptura traumática da prótese, o silicone não irá vazar.
À palpação, esses implantes mamarios de silicone são pouco perceptíveis por apresentar densidade e textura bem similares as do tecido mamário.
 - Elastômero de Silicone: é um tipo de silicone sólido, muito pouco usado em cirurgia plástica.

salina

Minha tragetória cirurgica.

No decorrer dos posts irei atualiza-las sobre minha trajetória em busca de uma cirurgia bem feita e satisfatória.
Estou muito ansiosa para fazer minhas plásticas , e como tenho muitas dúvidas, e creio que muitas pessoas também tem , quero compartilhar esse momento.


Um beijo da Faby.